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Dívida de 3,5 milhões bloqueia contas da Santa Casa de Ibiá; executivo enviou projeto à câmara para pagamento.

Publicado em 20-05-2025 00:00

A Santa Casa de Ibiá divulgou esta semana que a instituição está com uma dívida milionária de R$ 3,5 milhões, e segundo a atual administração, a dívida é acumulada por gestões anteriores, referente ao não pagamento de FGTS e encargos sociais.

 

Segundo levantamento da nossa reportagem, este é um problema que está sendo revivido a temos no município. Em 2013 o gestor da época também encontrou a Santa Casa com uma dívida astronômica, tendo perdido o direito de retirar qualquer certidão negativa, o que impedia a chegada de recursos dos Governos Estadual e Federal. Na ocasião muitas emendas parlamentares foram perdidas. Após negociação, a dívida foi parcelada e paga em dia até o 5º mês da gestão seguinte. 

 

Com o não pagamento das parcelas, a Santa Casa voltou a acumular dívidas nos últimos 08 anos. A atual administração tomou pé da situação e identificou que desde maio de 2017 nem o parcelamento nem as contas mensais com o FGTS e encargos sociais estavam sendo pagas.

 

De acordo com o advogado da Santa Casa, Dr. Maiko Batista Costa, todas as contas da Santa Casa foram bloqueadas, o que poderia impedir inclusive o pagamento dos funcionários. “Essa dívida inviabilizou repasses da prefeitura e qualquer outra instituição. A situação faz com que a Santa Casa não consiga fazer pagamentos aos seus fornecedores, ou seja, comprar medicamentos, não consiga fazer pagamentos aos médicos nem aos seus funcionários. Inclusive, em razão da dívida com o FGTS, parte do prédio da Santa Casa está penhorado”, afirmou o advogado.

 

A nossa reportagem entrou em contato com o atual prefeito de Ibiá, Gillianno Mamão, que nos enviou a seguinte nota: “Desde que tivemos conhecimento da situação já tomamos as devidas providências, a população de Ibiá pode ficar tranquila porque nós enviamos um Projeto de Lei para a Câmara Municipal, para que a prefeitura possa pagar a dívida da Santa Casa, garantindo a compra de medicamentos e o pagamento de todos os funcionários em dia, primando sempre pelo bom atendimento à população ibiaense”, concluiu o Prefeito.

 

O diretor da Santa Casa, Lourenço Eustáquio Silveira, a recuperação dessas certidões é crucial para a Santa Casa. “Com elas, poderemos pleitear recursos e investimentos junto aos governos estadual e federal, viabilizando a tão necessária modernização de nosso parque tecnológico. Almejamos adquirir equipamentos essenciais como um ultrassom e um mamógrafo, que ampliarão a oferta de exames e diagnósticos para a nossa comunidade. Além disso, um sonho acalentado por esta gestão é a aquisição de um gerador de energia mais potente. O equipamento atual, com apenas 35cv, demonstra-se insuficiente para garantir o pleno funcionamento da Santa Casa em situações de falta de energia, colocando em risco o atendimento aos nossos pacientes. Estamos confiantes de que, com a união de esforços entre a administração municipal, o Poder Legislativo e o apoio da comunidade ibiaense, superarão este momento adverso. Nosso compromisso inabalável é com a saúde e o bem-estar de cada cidadão de Ibiá”, concluiu Lourenço.

 

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