Você está aqui

CBMM anuncia os vencedores do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia 2023.

Publicado em 14-08-2023 14:20

A CBMM, empresa brasileira líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, acaba de anunciar os vencedores do Prêmio CBMM 2023, que se consolida como um dos maiores reconhecimentos nas áreas de Ciência e Tecnologia do Brasil e que chega à sua 5ª edição neste ano. O projeto tem como objetivo reconhecer profissionais brasileiros que, por meio de suas pesquisas e descobertas, abrem portas para transformações no Brasil e no mundo.

Na categoria Ciência, o grande vencedor foi Wanderley de Souza, médico, professor e pesquisador com interesse central no estudo de doenças parasitárias, sobretudo aquelas causadas por protozoários intracelulares responsáveis por enfermidades como chagas, leishmanioses e toxoplasmose, bem como protozoários extracelulares que causam doenças como a giardíase humana e a tricomoníase humana e animal.

Graduado em medicina, Wanderley recebeu o título de Doutor em Biofísica em 1978, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com mais de 50 anos de uma carreira dedicada à pesquisa, o estudioso foi eleito em 2022 como membro estrangeiro para a National Academy of Sciences, dos Estados Unidos, uma das mais prestigiadas organizações científicas do mundo. Suas principais contribuições nos campos da Biologia Celular e da Parasitologia se referem ao estudo da organização estrutural dos protozoários patogênicos, à interação dos protozoários com células do hospedeiro, e às pesquisas de quimioterapia experimental em busca de novos compostos mais específicos e menos tóxicos.

“Me interesso por biologia desde criança e, mesmo antes de entrar na universidade, já sabia que a pesquisa seria uma importante norteadora da minha carreira. Acredito que ainda temos muitas descobertas a fazer, sobretudo envolvendo reestruturação genética e mudanças genômicas de parasitas, de forma a torná-los não infecciosos. Me sinto honrado em ser reconhecido pelo Prêmio CBMM 2023, que é atualmente a premiação mais relevante da Ciência brasileira”, afirma de Souza.

Já na categoria Tecnologia, o grande vencedor foi Nivio Ziviani, renomado cientista da computação e pesquisador brasileiro, graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Informática pela PUC-Rio e Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Waterloo, no Canadá, Nivio integra o corpo docente do Departamento de Ciência da Computação, da UFMG (DCC/UFMG), desde 1972, tendo ajudado a formar dezenas de mestres e doutores desde então. É Professor Emérito, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico, nas Classes Comendador e Grã-Cruz.

Ao longo de seus mais de 51 anos de carreira, Nivio Ziviani fez significativas contribuições na pesquisa e no desenvolvimento de mecanismos de busca de documentos na web, recuperação de informação em grandes bases de dados e Inteligência Artificial (IA). Investiu a vida na produção e transferência de conhecimento científico e geração de riqueza para a sociedade por meio de empreendimentos inovadores. Como empreendedor, foi co-fundador de cinco startups de tecnologia que surgiram a partir de pesquisa gerada no DCC/UFMG.

“Acredito que uma das maiores satisfações para um pesquisador é poder transformar os resultados obtidos em ações úteis para a sociedade, retornando para ela aquilo que foi investido nas universidades, seja por meio da criação de novas empresas ou de ações sociais. Para mim, é uma grande honraria ser reconhecido pelo Prêmio CBMM 2023 e espero que a minha história sirva de inspiração para outros profissionais, fomentando a ciência e a tecnologia no país”, complementa Ziviani.

Para Ricardo Lima, CEO da CBMM, o alcance das pesquisas de Wanderley de Souza e Nivio Ziviani vai muito além de suas áreas de conhecimento originais. “É imprescindível valorizarmos o conhecimento científico e tecnológico dos pesquisadores brasileiros, por isso, nos orgulhamos de promover o Prêmio CBMM há 5 anos. Esperamos que este importante reconhecimento possa influenciar outros profissionais a gerarem impacto positivo para a sociedade, além de fomentar nos jovens talentos o desejo de seguirem o caminho da pesquisa e desenvolvimento”. 

 

Sobre o Prêmio CBMM

Criado em 2019, com o objetivo de reconhecer o legado de profissionais que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Brasil, o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia oferece 500 mil reais a dois vencedores. Para concorrer, os pesquisadores se inscrevem voluntariamente ou são indicados por instituições, empresas e profissionais renomados nas áreas de Ciência e Tecnologia. Uma comissão julgadora totalmente independente, constituída por renomados profissionais e representantes da academia, avalia as iniciativas e seleciona os vencedores. As quatro edições anteriores do Prêmio receberam cerca de 1.460 inscritos vindos de todo o país.

Mais informações em:  PremioCBMM.com.br

 

Sobre a CBMM

Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 500 clientes, em 50 países. Sediada no Brasil, com escritórios regionais na China, Países Baixos, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Para suportar seus planos de crescimento por meio da diversificação, a empresa conta com uma frente de Novos Negócios com atuação focada na aceleração da entrada, no mercado global, da tecnologia do Nióbio. Nos últimos 4 anos, a CBMM realizou investimentos estratégicos em empresas como a Echion e Battery Streak visando novos desenvolvimentos em materiais com Nióbio para baterias de íons de lítio. Desde a sua fundação, a CBMM desenvolve projetos no Brasil e em diversos países do mundo para fomentar a adoção da tecnologia do Nióbio por diversas indústrias. Para mais informações, visite o media center.

 

Acompanhe no Facebook

Publicidade