Você está aqui

Pedro Lucas é a primeira criança vacinada contra a Covid-19, vejam a lista de comorbidades, locais e horários para a vacinação de crianças em Araxá.

Publicado em 19-01-2022 20:55

     “Nem doeu”. Essas foram as palavras do Pedro Lucas de Souza e Silva, de 10 anos, ao receber a vacina contra a Covid-19 em Araxá. A primeira dose da vacina pediátrica contra a Covid-19 na cidade foi aplicada na tarde desta quarta-feira (19), no auditório da Prefeitura de Araxá. Na ocasião, o prefeito Robson Magela destacou mais um passo na Campanha de Vacinação contra a Covid-19. 

 

 

     “Há um ano, aqui neste mesmo espaço, dávamos início à vacinação contra a Covid-19 em Araxá. E hoje nos reunimos aqui para mais esse importante passo na luta contra a pandemia. Eu também sou pai e compartilho com as famílias o alívio de saber que agora, sim, nossas crianças também terão a oportunidade de tomarem a vacina e ficarem protegidas do vírus”, ressaltou. 

 

 

     A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é que 8.949 crianças entre 5 e 11 anos sejam imunizadas contra a Covid-19 em Araxá. A coordenadora de Imunização, enfermeira Érica Fonseca, que aplicou a vacina em Pedro Lucas, reforça que a distribuição das primeiras 520 doses recebidas prioriza crianças com comorbidades ou deficiência permanente, conforme normativa do Ministério da Saúde. 

 

 

     “Muitos pais estão com receio em relação às possíveis reações provocadas. Mas vale destacar que esse imunizante é específico para crianças. Além disso, todas as vacinas que já estão no calendário nacional têm reações. Vacinar é um ato de amor. E nós só teremos sucesso através das vacinas e dos cuidados de prevenção que devem ser aliados”, destaca. 

 

 

     O operador industrial Alex Sander Malaquias da Silva, pai do pequeno Pedro, se diz aliviado com a imunização do filho, que é autista. “Nós vimos os números de pessoas internadas diminuindo nos hospitais e isso prova que a vacina está aqui para salvar. Eu já tomei as minhas duas doses e ver meu filho recebendo a vacina hoje me deixou mais tranquilo, com sentimento de gratidão. Ter a oportunidade de vacinar ele é se preocupar com o seu futuro”, ressalta.  O pequeno Pedro recebeu das mãos do prefeito Robson Magela o “Certificado de Coragem” por ter sido a primeira criança vacinada contra a Covid-19 em Araxá.

 

 

     Também participaram do ato a coordenadora das Unidades de Saúde, Carla Alves; o assessor de Atenção Primária, Nilton Ribeiro Júnior; o presidente da Câmara Municipal, Raphael Rios; o vereador Valtinho da Farmácia; e a vice-presidente da Associação de Apoio a Pais e Autistas de Araxá (A&+), Ana Cláudia de Paiva Alves.

 

VACINAÇÃO 

     O imunizante utilizado é o da Pfizer, o único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até agora para o público infantil. São duas doses a serem aplicadas, com intervalo de oito semanas entre elas. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que é imprescindível a vacinação de toda a população contra a Covid-19, já que esta é a medida mais eficaz no combate ao coronavírus.

 

Locais de vacinação para crianças.

     A Prefeitura de Araxá inicia a vacinação para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente, nesta quarta-feira (19). A aplicação acontece por ordem de chegada em três Unidades de Saúde: Unicentro, Unioeste e Uninordeste, das 17h às 21h.

 

Lista de comorbidades.

 

     Nesta fase inicial da Campanha de Imunização, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 será aplicada mediante a apresentação de atestado ou relatório médico (se não for recente, apresentar receita da medicação utilizada) que comprove as seguintes comorbidades:

- Diabetes mellitus

- Pneumopatias crônicas graves

- Hipertensão Arterial Resistente (HAR)

- Hipertensão arterial estágio 3

- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo

- Insuficiência cardíaca (IC)

- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar

- Cardiopatia hipertensa

- Síndromes coronarianas

- Valvopatias

- Miocardiopatias e Pericardiopatias

- Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

- Arritmias cardíacas

- Cardiopatias congênita no adulto

- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados

- Doenças neurológicas crônicas

- Doença renal crônica

- Imunocomprometidos

- Hemoglobinopatias graves

- Obesidade mórbida

- Síndrome de down

- Cirrose hepática

 

Documentos necessários.

 

     No momento da vacinação é necessária a apresentação da cópia (xerox) da Carteira de Identidade e CPF, da Certidão de Nascimento, do Cartão do SUS (se tiver). Deverá ser apresentado também um atestado ou relatório médico (se não for recente, apresentar receita da medicação utilizada) que comprove a condição clínica da criança ou receita do medicamento de uso contínuo com, no máximo, 3 meses.

 

     O responsável por acompanhar a criança no ato da vacinação na aplicação deverá apresentar um documento original de identificação com foto.

 

Pais ou responsáveis.

 

     Os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada ao acompanhante por um termo por escrito. O modelo para impressão está disponível no link "Protocolos Covid-19" > "Termo de Autorização de Acompanhante - Vacinação Infantil Contra a Covid-19 do site oficial www.araxa.mg.gov.br . Link direto para você baixar o documento, clique aqui.

Acompanhe no Facebook

Publicidade