Você está aqui

PC e MP realizam investigações sobre suposto esquema de pagamento irregular de médicos implantado há 6 anos em Araxá.

Publicado em 23-11-2021 20:25

     Nossa reportagem após alguns dias de levantamentos acerca de algumas informações, bem como algumas denúncias recebidas, na segunda-feira, 22, de novembro conseguimos constatar que a 2ª Delegacia de Polícia Civil de Araxá, chefiada pelo Delegado Dr. Vitor Hugo Heisler, e o Ministério Público de Minas Gerais estão realizando uma investigação, sobre um suposto esquema de pagamento irregular de médicos contratados pela Prefeitura de Araxá em 2015.

 

     Nossa reportagem tomou conhecimento desta situação acerca de 30 dias, e desde então estamos correndo atrás incansavelmente dos fatos, e segundo informações levantadas, era que plantões médicos realizados na UPA eram fraudados para que alguns profissionais recebessem acima do teto salarial permitido para ocupantes de cargos públicos na área da saúde.

 

     As informações apontam que alguns médicos recebiam cerca de até R$ 40 mil reais mensais, quase 100% acima do que a lei permite, em Araxá o teto é de cerca de R$ 21 mil reais, e que para viabilizar o pagamento, alguns documentos eram alterados pela gestão municipal passada, com conhecimento e autorização dos gestores da época, bem como servidores responsáveis pela administração da UPA.

 

     Segundo denúncias, alguns médicos, (aos quais ainda não tive acesso devido as investigações estarem em curso), sequer compareciam para realizar alguns plantões, e até mesmo chegavam com muito atraso na UPA para atendimento dos pacientes. O esquema só foi interrompido em maio deste ano, após a Secretária de Saúde Lorena Pinho completar um mês a frente do cargo deixado pela antiga secretária Diane.

 

     Procuramos a Polícia Civil, porém, o Delegado de Polícia Civil, Christiano Dib, informou que as investigações seguem em segredo de justiça, e que não poderia conceder qualquer informação no momento para não atrapalhar as investigações, mas que algumas diligências foram e estão sendo feitas, e que no momento certo serão repassadas à população.

 

     Já a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá informou que uma sindicância interna foi aberta em maio deste ano para apurar as irregularidades encontradas após a saída da antiga gestora da saúde. O município ressalta que a investigação interna foi iniciada antes mesmo da abertura de uma investigação do delegado e da promotoria e que tem colaborado com as investigações da Policia Civil e do Ministério Púbico.

 

     De acordo com a Secretaria de Saúde, após encontrar as irregularidades, a administração municipal determinou a suspensão dos pagamentos acima do teto salarial permitido pela legislação. Para não interromper o atendimento à população e realizar o pagamento dos profissionais de acordo com os serviços médicos prestados efetivamente, a Prefeitura de Araxá concluiu o processo de credenciamento de serviços médicos para a UPA em outubro passado e atualmente os profissionais recebem por produtividade.

Acompanhe no Facebook

Publicidade