Você está aqui

Operação “Colheita” recaptura vários condenados pela justiça na comarca de Patos de Minas/MG.

Publicado em 10-05-2018 00:00

     A Polícia Civil e a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais deflagraram hoje, em parceria com o Ministério Público, Vara de Execuções Penais e Suap, em Patos de Minas, a última fase da Operação Colheita, iniciada em abril de 2018. Inicialmente, Polícias Civil e Militar realizaram a fiscalização, em um domingo, de 362 detentos, que cumpriam penas em regime domiciliar.

     Foram constatados 206 descumprimentos de regras determinadas judicialmente, o que geraram a representação pelas prisões por parte da Polícia Civil e Ministério Público. Após análise pelo Juízo da Execução Penal, se constatou, efetivamente (ou seja, sem justificativa plausível), o descumprimento do regime menos gravoso por 68 detentos, sendo expedidos mandados de prisão para todos. Após um segundo balanço (12h do dia 10/05), 38 pessoas foram presas e recolhidas na Penitenciária de Patos de Minas, sendo também apreendidos, 05 armas de fogo e quase um quilo de drogas.

     A operação contou com 100 Policiais em 32 viaturas, e é considerada uma das maiores já realizadas no Triângulo Mineiro nos últimos anos. O idealizador da operação denominada “Colheita”, Dr. Luís Mauro, Delegado Regional de Patos de Minas e o Comandante do 15º Batalhão de Policia Militar, Tenente Coronel Azevedo, comemoraram o resultado da operação, que objetivou, segundo eles, no combate a impunidade durante o cumprimento da pena. 

     O Delegado regional Dr. Luís Mauro destacou, "o que adianta investigar e processar uma pessoa que cometeu um crime, condená-la, se a medida final, de coerção estatal e tentativa de ressocialização não é cumprida?". Os Comandantes da Região Integrada de Segurança Pública, chefe do departamento de Policia Civil de Patos de Minas, Dr. Cezar Felipe Colombari e o Coronel da Polícia Militar Waldimir ressaltaram a importância do trabalho conjunto entre a Polícia Militar e Policia Civil, em parceria com o Ministério Público e Poder Judiciário.

     Alertaram, ainda, que os Policiais Civis e Militares continuarão fiscalizando o cumprimento de ordens judiciais, como forma de controle da criminalidade e para garantia da ordem pública. Por fim, afirmaram que outros trabalhos conjuntos já estão em pleno desenvolvimento, com foco, agora, nas prisões de pessoas recorrentes em prática de infrações penais, que ainda não foram condenadas e presas e ainda persistem no mundo do crime. O resultado da operação foi elogiado pelas Polícias, tendo em vista que todos os alvos de mandados de prisão estavam em local desconhecido e foram capturados após pesquisas, diligências de buscas e colaboração da população de Patos de Minas.

     O Delegado Chefe do Departamento, Felipe Colombari, ainda aconselhou que os presos foragidos desta Operação se entregassem o mais rápido possível e destacou, "se em um domingo, para simples fiscalização, temos disposição para trabalhar, imagina pra prender pessoas que afrontam a lei e a ordem pública e que estão com mandados de prisão em aberto. Aqui as leis e ordens judiciais se cumprem, não há espaço pra impunidade".

 

 

Acompanhe no Facebook

Publicidade