Você está aqui

Operação Fenix é realizada pelo GAECO e pessoas ligadas a área de segurança publica são presas em Minas Gerais.

Publicado em 20-12-2017 00:00

Na manhã desta terça-feira, dia 19 de dezembro deste ano de 2017, a unidade regional de Uberlândia do GAECO (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) deflagrou, com apoio das unidades de Patos de Minas, Pouso Alegre e Uberaba, em 12 cidades de 03 estados da federação, a megaoperação FÊNIX.

FÊNIX é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em autocombustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. A megaoperação FÊNIX contemplou o cumprimento de 200 mandados de prisão preventiva expedidos contra 136 pessoas, 121 mandados de busca e apreensão e 04 mandados de condução coercitiva. Há investigado contra os quais foi expedido mais de um mandado de prisão preventiva.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL NO COMBATE AO CRIME ORGANIZADO – GAECO.

Participaram da operação 07 Promotores de Justiça, 03 auditores da Receita Estadual, 500 Policiais Militares e 150 Policiais Rodoviários Federais, sendo utilizadas 02 aeronaves e 150 viaturas. Os mandados judiciais foram cumpridos nas cidades de Uberlândia, Uberaba, Araguari, Patos de Minas, Patrocínio, Monte Alegre de Minas, Passos, Pouso Alegre, Araxá e Belo Horizonte, todas no estado de Minas Gerais, além de Cascavel/PR e Cuiabá/MT.

Dentre as 136 pessoas investigadas cujas prisões preventivas foram decretadas encontram-se 10 Delegados de Polícia, sendo 03 Chefes de Departamento e 01 Delegada Regional, 02 Escrivães de Polícia, 45 Investigadores de Polícia e 07 Advogados.

As Delegacias Regionais de Polícia Civil de Uberlândia/MG e Araguari/MG foram objeto de buscas, as quais contaram com o apoio da Receita Estadual de Minas Gerais. EM ARAXÁ PELO OQUE EU CONSEGUI APURAR EXTRAOFICIAL, que o mandado foi cumprido em desfavor do Delegado de Policia Civil Dr, Wesley Lucema, e que estas investigações são de quando ele era Delegado na cidade de Uberlândia.

No total, foram oferecidas 29 denúncias, 02 cautelares de requerimento de decretação de prisões preventivas, e 03 cautelares de requerimentos diversos (busca e apreensão e conduções coercitivas). A megaoperação FÊNIX se divide em três operações distintas, a saber.

Operação ALIBABA

Decorrente da Operação Zeus, deflagrada pela Polícia Civil de Minas Gerais em setembro de 2015, consta de duas denúncias em que é imputada a prática dos seguintes crimes:

Associação para o Tráfico de Drogas;

Tráfico Ilícito de Entorpecentes;

Associação Criminosa;

Obstrução de Justiça; - Receptação;

Adulteração de Sinal Identificador de Veículo Automotor;

Fraude Processual;

Corrupção Passiva;

Corrupção Ativa.

 

Operação OUROBOROS.

Segunda fase da Operação 100 Anos de Perdão, consta de 07 denúncias em que são imputadas as seguintes infrações penais:

Roubo Agravado (Emprego de Arma, Concurso de Pessoas e Restrição da Liberdade das Vítimas);

Organização Criminosa; - Associação para o Tráfico de Drogas; - Tráfico Ilícito de Entorpecentes; - Falsidade Ideológica;

Porte e Comércio Ilegais de Armas de Fogo.

 

Operação EFÉSIOS, 4:24 e 28.

A operação EFÉSIOS, 4:28, decorre de acordos de colaboração premiada firmadas pelo GAECO de Uberlândia. Contempla 19 denúncias em que são imputados os seguintes delitos:

Organização Criminosa;

Associação Criminosa;

Corrupção Ativa;

Corrupção Passiva;

Tráfico Ilícito de Entorpecentes;

Porte e Posse Ilegal de Arma de Fogo;

Falsidade Ideológica; - Estelionato;

Receptação Qualificada;

Falso Testemunho;

Prevaricação.

 

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL NO COMBATE AO CRIME ORGANIZADO - GAECO

DANIEL MAROTTA MARTINEZ PROMOTOR DE JUSTIÇA - GAECO UBERLÂNDIA

ADRIANO ARANTES BOZOLA PROMOTOR DE JUSTIÇA - GAECO UBERLÂNDIA

RENATA DE ANDRADE SANTOS PROMOTORA DE JUSTIÇA - GAECO UBERLÂNDIA

CLÁUDIO VÍTOR RODRIGUES ROCHA CORONEL – PMMG

VANESSA APARECIDA GOMES - PROMOTORA DE JUSTIÇA CONTROLE EXTERNO DA ATIVIDADE POLICIAL

MÁRCIO GERALDO LARA CAMARGOS - INSPETOR - PRF

Acompanhe no Facebook

Publicidade