Willian Tardelli - Fotojornalismo em Araxá e região

Você está aqui

Arap realiza a 1ª Queima do Alho Solidário, e renda é revestida em prol da Ampara de Araxá.

Publicado em 03-04-2017 00:00

     O evento foi realizada pela primeira vez na cidade, e aconteceu na manhã deste domingo, 02 de abril, no Parque de Exposição Agenor Lemos em Araxá. A 1ª queima do alho, abriu o calendario de atividades da 43ª Exposição Agropecuária, que terá sua abertura oficial na proxima quarta-feira, 05, e encerra no dia 23 de abril deste ano de 2017.

     O convite no valor de R$ 20,00, deu direito a entrada no recinto, desgustar de todos os pratos feitos pelas comitivas e asisitir aos shows sertanejos. Toda a renda arrecadada, foi destinada a Ampara (Assosiação de Amparo as Pessoas com Cancêr de Araxá). O presidente e fundador da associação, Evaristo Malta, que não mediu esforços, juntamente com coloboradores para a realização do evento, contou com apoio incondicional da diretoria da Arap (Associação dos Ruralistas do Alto Paranaiba), da Bezz Eventos e de varias empresas parceiras. 

     “A Queima do Alho, surgiu quando os peões de boiadeiros iam montados em seus cavalos com sua comitiva para Barretos, sempre havia a pergunta de quem iria queimar o alho, e aquele que se dispunha durante a cavalgada, já começava a descascar o alho e colocar na conserva de gordura animal. Para que, quando chegasse próximo a refeição do almoço ou jantar já estivesse tudo preparado, tornando uma tradição culinária típica, da qual ainda é feita em um fogão improvisado no chão.”

     Mais de 1000 pessoas participaram do evento, e tiveram a oportunidade de experimentar os tradicionais pratos, que eram feitos pelas comitivas, como o famoso Arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne, carnes na chapa, farofa de jiló e abobrinha, feijão tropeiro e a novidade da costela de vaca cozida com milho verde, este ultimo prato, foi criado pela Comitiva 100% Rural de Araxá. As comitivas também puderam mostrar ao publico presente, a tradicional torra de café no fogão a lenha, café feito na hora com rapadura e sendo cuado no inesquecivel cuador de pano, pinga com rapadura e a caipirinha.

Comitivas Participantes

     Participaram do evento as comitivas, “100% Rural” e “Dona Breja” de Araxá/MG, “Magoa de Boiadeiro” de Divinopolis/MG, “Tem Base” de Abaéte/MG e Quartel Geral, “Muares Dorence” de Dores do Indaiá/MG e “Burro Bão” de Serra do Salitre/MG. O organização do evento, arcou com o valor de R$ 2.950,00, referente as despesas de viagens de todas as comitivas. Todos os artistas e duplas sertanejas que participaram do evento, tambem doaram seus caches.

CONFIRAM TODAS AS FOTOS NA GALERIA ABAIXO, que podem ser adquiridas sem logos e valores serão repassados também a Ampara, pelo whats zap 034 9 99856798 ou email willian.tardelli2010@gmail.com

Acompanhe no Facebook

Publicidade