Você está aqui

Detentos realizam motim, por causa de decisão do estado em reduzir gastos com café no presídio de Araxá.

Publicado em 13-02-2017 00:00

      O presídio de Araxá, registrou na manhã desta segunda-feira, 13 de fevereiro, por volta de 08h00 um início de motim por parte dos presos 370 detentos, que hoje cumprem pena no local. Segundo informações checadas junto a direção do presídio, os detentos iniciaram o motim, porque a Secretaria de Estado de Administração prisional (SEAP), realizou já a alguma tempo uma nova licitação, a qual reduziu gastos e contratou uma nova empresa fornecedora de alimentação ao sistema prisional de Minas Gerais. Algumas unidades prisionais do estado, assim como Araxá, ainda não tinha se adequado, segundo a SEAP, esta medida visa uma melhorar a qualidade da alimentação nos presídios de Minas Gerais.

      Um dos gastos reduzido, foi em relação ao fornecimento de café aos detentos, que tinham direito a 200 mililitros por preso ao dia. Agora com a redução de gastos feita pelo estado, cada preso terá direito a 100 mililitros de café ao dia, ou seja, o estado reduziu pela metade o fornecimento deste direto ao detento. Hoje o sistema prisional de Minas Gerais, oferece 04 refeições aos detentos, sendo café da manhã, almoço, café da tarde com suco e jantar, sendo que o custo do estado com cada detento, se aproxima dos R$ 3.500,00 por mês.

      O responsável pela Vara Criminal de Araxá, Meritíssimo Juiz de Direito, Dr. Renato Zouain Zupo, compareceu no presídio e conversou com os detentos. Segundo o magistrado, ele juntamente com sua equipe irá buscar parcerias, no intuito de viabilizar que o detentos continuem tendo o direito dos 200 mililitros de café por dia, como era antes. Logo após a visita do magistrado, os presos se acalmaram. O GIR (Grupo de Intervenção Rápida), foi acionado e ficou de prontidão para uma eventual intervenção, porém não foi necessário.

#Vontade de dizer de verdade o que penso, porém vou me silenciar. Mais a deixa é que o sistema prisional Brasileiro é falido, so isso. 

Acompanhe no Facebook

Publicidade