Você está aqui

Fórum comunitário de segurança pública, é realizado pelos vereadores Valeria e Mauro em Araxá.

Publicado em 12-04-2016 00:00

       Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 11 de abril, no plenário da câmara municipal de Araxá, um fórum comunitário sobre segurança pública. O evento contou com os respectivos representantes e comandantes dos órgãos de segurança pública em Araxá.

       O fórum contou com a presença do presidente em exercício da câmara municipal, vereador Fabiano Santos Cunha, da vereadora Valeria Sena idealizadora do fórum, que por sua vez convidou o vereador Mauro da Silveira. Os representantes dos órgãos de segurança pública foi representado pelo juiz Dr. Renato Zouin Zupo, responsável pela vara criminal, Dra. Mara Lucia Dourado e Dr. Fabio Valera, promotores de justiça, Tenente Coronel Arnaldo Pereira da Policia Militar, o delegado regional Dr. Cezar Felipe Colombari e o delegado Dr. Renato de Alcino Vieira da Policia Civil, Tenente Luis Ricardo comandante do Corpo de Bombeiros, Dr. Antônio Carlos representante da defensoria pública.

       Também estiveram presentes representantes do poder público, Aracely de Paula atual prefeito de Araxá, Edsoney Alves, assessor e chefe de gabinete do deputado estadual Bosco, Emilio Neumann presidente do sindicato do comercio, demais vereadores, oficiais da Policia Militar, além de representantes da comunidade. Durante cerca de 3 horas os participantes apresentaram seus projetos e reivindicações, ações e projetos já realizados e que ainda estão em andamentos.

       O Tenente Coronel PM, Arnaldo Pereira apresentou dados referentes ao números de prisões, atendimentos via 190 e ações desempenhadas pela Policia Militar na cidade, porem em momento algum destacou a necessidade de mais efetivo policial. O delegado regional de Policia Civil, Dr. Cezar Felipe Colombari, por sua vez pediu apoio ao poder legislativo e a classe política, noque toca o apoio de solicitar um maior efetivo de policiais civis em nossa cidade. O juiz de direito e da vara criminal, Dr. Renato Zupo, destacou a necessidade e urgência da criação, de mais uma vara criminal na cidade, justamente para desafogar a quantidade de processos criminais.

        O assessor e chefe de gabinete do deputado estadual Bosco, Edsoney Alves, representando o deputado, informou que o deputado não tem medido esforços para buscar investimentos a segurança de Araxá, e que as portas de seu gabinete em Belo Horizonte está sempre aberta ao poder público. A promotora de justiça Dr. Mara Lucia Dourado, destacou a importância de projetos que ajudem a retirar das ruas crianças e adolescentes, que hoje muitas das vezes estão sendo “adotadas” por traficantes e outros criminosos. O prefeito municipal, Aracely de Paula, destacou que o município tem apoiado dentro da legislação, os órgãos de segurança pública, que tem buscado de alguma forma ações nas áreas da saúde e educação, justamente para minimizar esta situação.

       A senhora Dalva, representantes das 27 associações de produtores rurais usou seu espaço para reivindicar uma maior atenção ao produtor do campo. Segundo ela, a zona rural está totalmente esquecida, hoje vem ocorrendo várias ocorrências de assalto e furtos a propriedades rurais da região, e que na maioria das vezes não são realizados os boletins de ocorrências, que por muitas vezes não é realizado justamente pelas dificuldades de deslocamento do produtor até a cidade para a confecção destes boletins. A senhora destacou que representa hoje, 27 associações, conta com mais de 1000 propriedades rurais cadastradas, correspondentes nos municípios de Araxá, Ibiá, Perdizes, e que a grande maioria destes produtores estão desesperançosos em relação ao apoio policial, seja desde o momento da confecção do reds, quanto a parte em se toca de investigações, por parte da Policia Civil.

       Finalizando o Fórum comunitário a vereadores Valeria Sena e Mauro, destacaram a importância de união de todos os setores que compõem as forças de segurança pública de Araxá e que o objetivo do evento era traçar metas e estratégias para melhorar a situação da segurança publica de Araxá.

Acompanhe no Facebook

Publicidade