Willian Tardelli - Fotojornalismo em Araxá e região

Você está aqui

Giro Municipal em Araxá - Semana nacional de trânsito, semana combate a violência infanto juvenil, reunião define "ruralão" 2015 e reunião com motoristas contratos.

Publicado em 19-05-2015 00:00

                                                    Semana nacional do trânsito 2015 em Araxá.

       A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania e realizou a abertura da Semana do Trânsito com parceiros e comunidade com uma carreata promovida na manhã desta segunda-feira (18). O tema da edição deste ano é “Ação pela Segurança no Trânsito”. Engajados nesta campanha, carros e motos saíram da Avenida Ecológica com destino à sede da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania.

       De acordo com secretário Élvio Bertoni, a semana destaca a realização de palestras e blitzen educativas. “O Poder Público precisa trazer para o usuário da via, tanto o motorista como o pedestre, essa questão do trânsito que lamentavelmente tem feito muitas vítimas. Só o Poder Público trabalhar realmente não resolve. Precisamos da adesão popular para que tenhamos sucesso”, ressalta.

       O coordenador da Assessoria de Trânsito e Transporte (Asttran) da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania, Bruno Pereira Borges, enfatiza que a semana está sendo realizada dentro deste mês que preconiza a prevenção de acidentes de trânsito, o Maio Amarelo, de autoria do Governo Federal.

      “Já fica no calendário sempre na memória das vítimas de trânsito, principalmente na prevenção de acidentes. Temos observado que o grande volume de veículos que estão nas ruas não só aqui em Araxá, mas no Brasil, é uma realidade”, completa. Nesta segunda teve também a realização de Blitz Educativa no viaduto da Rua Uberaba, com a Polícia Militar, DER e Asttran fechando o primeiro dia de atividades que acontecem até sexta-feira (22), com palestras nas escolas e blitzen educativas em outros setores da cidade.

       A Semana Municipal de Trânsito conta com as parcerias do Serviço Social do Comércio (Sesc), das Secretarias Municipais de Educação e de Turismo e Eventos, da Polícia Militar, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), do Corpo de Bombeiros, do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

    Campanha contra a violência infanto juvenil é aberta com programação de palestras e atividades em Araxá.

       O prefeito Aracely de Paula marcou presença na abertura da Campanha Municipal de Prevenção à Violência infanto juvenil. No último sábado (16), a Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social promoveu Manhã de Lazer no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Francisco Duarte.

       Crianças, jovens e adultos do bairro e adjacências aproveitaram quatro horas de intensas atividades como recreação, expedição de documentos, apresentações artísticas e culturais, música, oficina socioeducativa, estandes de saúde, dentre outras atrações. O secretário Edson Justino Barbosa deu as boas-vindas aos presentes e comentou que o objetivo da campanha é fazer um trabalho de prevenção e atendimento sócio assistencial às crianças, adolescentes, idosos e toda a família.

       “O Cras Francisco Duarte e o Cras Abolição desenvolvem ações de convivência e fortalecimento de vínculos a todas as famílias que se interessarem com apoio técnico de profissionais que aqui estão e promovem nesta manhã serviços globais e de interesse da comunidade. Participar de propostas sociais e educativas ajudam a prevenir qualquer tipo de violência”, destacou o secretário. Ao lado do secretário e funcionários do Cras, o prefeito Aracely acompanhou as atrações do evento e depois percorreu toda a estrutura que abrigou a Manhã de Lazer.

Programação:

       A Campanha Municipal de Prevenção à Violência infanto juvenil continua nesta quarta-feira (20), com duas atividades. Das 14h às 16h30, a Fundação Maçônica recebe o evento “Café com Adoção’ para falar do tema ‘Quando eu voltar a ser criança... Uma conversa adulta sobre o melhor interesse da criança e do adolescente; adoção e família acolhedora”.

       Ainda neste mesmo dia, ocorre o Seminário Municipal de Prevenção à Violência Sexual Infantojuvenil, entre 19h e 22h, abordando o tema “Adoção e Todos contra a Pedofilia”, no Virgilius Palace Hotel. Finalizando a campanha, na próxima segunda-feira (25) acontece blitz educativa baseada na prevenção à violência contra criança e adolescente, atitudes adotivas e direito à convivência familiar e comunitária. A campanha conta com o apoio do Ministério Público do Estado de Minas Gerais

 

      Representantes de clubes se reúnem com secretaria de esportes e definem regulamento do ruralão 2015.

       A Assessoria Municipal de Esportes Amador e Rural reuniu os representantes dos 11 clubes participantes da 24ª edição do Campeonato Ruralão, que volta a ser realizado pela Prefeitura no ano do Sesquicentenário de Araxá.

       Bom Sucesso, Fazenda Campos, Itaipu, Juventude Antinha, Fazenda São João, Córrego da Mata, Fazenda Bela Vista, Cala Boca, Fazenda Máfia, Gondins e Chácara Dona Adélia vão para disputa do tradicional campeonato do homem do campo em 2015. Na reunião realizada recentemente, o assessor Germano Afonso ouviu os dirigentes das equipes para definir o regulamento da competição que será posteriormente divulgado.  Está prevista a realização da terceira e última reunião com os times participantes para acabar de fechar mais detalhes como a data de início do campeonato, que terá os jogos disputados exclusivamente na zona rural.

 

       Contratos com motoristas dos setores de transporte escolar, rural e urbano se reúnem com prefeito e tem seus contratos prorrogados.

       O prefeito Aracely de Paula se reuniu com 50 motoristas do dos setores de transporte escolar, rural e urbano nesta segunda-feira (18), na Secretaria de Municipal de Educação, para anunciar a prorrogação do vínculo de trabalho por parte da Prefeitura de Araxá com esses prestadores de serviços.

       Aracely anunciou a prorrogação ao lado da procuradora-geral do Município, Cidinha Rios, do assessor executivo da Área Jurídica, Fabiano Lemos Teixeira, da secretária de Educação, Gessy Glória Lemos, e da chefe de Departamento de Transporte Escolar que faz parte da pasta, Lúcia Soares de Oliveira Borges.

       O contrato atual estava previsto para ser finalizado em maio. Com a prorrogação, os funcionários estarão desempenhando essa função por mais um ano. A Assessoria Jurídica da PMA vai inserir um Termo Aditivo no contrato já existente e a expectativa é que seja divulgado no Diário Oficial do Município (Doma) desta semana.

       “Todos são os nossos convidados para participar conosco. Aqui, na Prefeitura, digo que não temos 5 mil servidores, mas 5 mil famílias. O que precisar, pode falar conosco. Somos todos do mesmo time”, destaca o prefeito.

Acompanhe no Facebook

Publicidade