Você está aqui

Palmeiras imperiais que estão na avenida Senador Montandom serão retiradas, e TAC é assinado entre prefeitura e mistério publico em Araxá.

Publicado em 26-05-2015 00:00

       O prefeito Aracely de Paula e o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Márcio Oliveira Pereira, assinaram, nesta terça-feira (25), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para ratificar o transplante das palmeiras da avenida Senador Montandon para o Centro Administrativo. A assinatura do TAC foi realizada no Ministério Público da Comarca de Araxá.

       Também participaram do ato a vice-prefeita Lídia Jordão, os secretários Sebastião Donizete de Souza (Obras Públicas e Mobilidade Urbana) e Lucimary Ávila (Assuntos para o Gabinete), a procuradora-geral do Município, Cidinha Rios, o presidente da Câmara Municipal, Miguel Júnior e o paisagista André Luiz Honorato. O transplante das palmeiras da avenida Senador Montandon para o Centro Administrativo é uma das ações que fazem parte da revitalização de toda a via, que recebe nos dias úteis média de 7 mil veículos, e dar mais comodidade para pedestres. Conforme anunciado pelo prefeito Aracely nesta semana em reunião com a imprensa, as palmeiras serão transplantadas para o Centro Administrativo, onde irá receber um memorial com intuito de preservar uma parte da história paisagística da cidade.

       O projeto referente à questão das palmeiras foi entregue pelo paisagista André Luiz Honorato ao promotor e teve consenso da municipalidade com representantes do Grupo Araxaense Graças a Deus, que debateu o projeto com o prefeito Aracely desde o início do novo governo. O promotor Márcio Oliveira Pereira destacou durante o ato a preocupação do novo governo em manter diálogo com Ministério Público quanto ao projeto, em especial à nova destinação das palmeiras.

       De acordo com TAC, o Poder Executivo Municipal demonstrou “disposição em realizar a intervenção com amparo em estudos técnicos, a fim de reduzir o impacto urbano-ambiental decorrente da retirada das palmeiras, de forma a adotar medidas reparatórias e compensatórias, voltadas a replantar na forma e local adequados um conjunto de unidades retiradas, mantendo-as em seu estágio de recuperação”. Após a assinatura do termo jurídico, a Prefeitura vai idealizar um planejamento para que a transferência das palmeiras seja feita com o menor transtorno possível para trânsito e pedestres.

       “Queremos dar à avenida Senador Montandon um local mais seguro tanto para o tráfego quanto para os pedestres, com um canteiro central adequado, a cidade cresceu, se modernizou. As palmeiras que foram plantadas em governo passado meu, há quase 30 anos, hoje estão minimizadas naquele local. Elas serão replantadas, vamos dar o devido respeito dedicando com um memorial, em local aprazível, onde continuarão crescendo e enfeitando a nossa cidade”, destaca o prefeito Aracely.

Acompanhe no Facebook

Publicidade