Você está aqui

Jovem de 22 anos cai de altura de aproximadamente 25 metros e é resgatado pelo corpo de Bombeiros em queda na cachoeira da Serra da Ventania.

Publicado em 20-01-2015 00:00

       O Corpo de Bombeiros, na pessoa dos BMs, Tenente Ricardo, bub tenente Willian, Sgt.Ricardo, Sgt, Teixeira, Soldados Cardoso, Aderbal e Galvão, resgataram o mecânico industrial GBS, 22 anos, que sofreu uma queda da cachoeira situada na Serra da Ventania, município de Sacramento. Os bombeiros foram acionados pelo 193, por volta das 16h30, para socorrer a vítima que reside em Araxá na rua Tenente Joaquim de Ávila, Centro.

       O comandante do Pelotão BM, tenente Ricardo, e equipe deslocaram-se para o local sem informações sobre o estado da vítima. O local é de difícil acesso, com relevo acidentado constituído de rochas e pedras e o desnível do ponto mais alto da cachoeira até onde a vítima caiu é de cerca de 60 m de altura e para resgatar o jovem os bombeiros tiveram que descer com materiais como Sked, prancha longa e bolsa de resgate e APH.

       De acordo com o solicitante, a vítima sofreu a queda enquanto tentava descer pela pedra sem o uso de equipamento de segurança, de uma altura de uns 25 m. Os bombeiros depararam-se com a vítima consciente, com escoriações e contusões por todo o corpo e um trauma na porção lateral esquerda do crânio, sem sinal de guaxinim ou dilatação de pupila.

       A vítima também sofreu dois cortes nas regiões parietal e occipital do crânio com hemorragia ativa, onde os bombeiros fizeram a contensão usando técnica de compressão local controlada com uso de campo operatório e ataduras. Ele foi imobilizado com colar cervical e prancha longa, queixando-se de forte dor lombar, o que levou os bombeiros a suspeitar de um trauma na coluna.

       Com o uso de Sked e a ajuda de sistemas de multiplicação de força nas partes mais íngremes do caminho, os bombeiros conseguiram retirar a vítima do local ainda consciente e orientada, em cerca de duas horas e meia de caminhada. GBS foi transportado para o Pronto Atendimento Municipal de Araxá (PAM). Os bombeiros destacam que o local é bastante frequentado por praticantes de esportes radicais, como rapel e alpinismo, sendo que muitos deles, como no caso da vítima, não usam os equipamentos básicos. FOTOS CORPO DE BOMBEIROS DE ARAXÁ.

Acompanhe no Facebook

Publicidade