Você está aqui

Dia do Bombeiro é comemorado pelo 5º pelotão BM, e algumas pessoas são homenageadas em Araxá.

Publicado em 02-07-2014 14:59

          Na manhã desta quarta-feira, 02 julho, por volta de 08h00, foi realizada na sede do 5º Pelotão de Bombeiros Militar de Araxá, uma solenidade de comemoração ao Dia do Bombeiro.

          Foram convidados alguns órgãos de imprensa e pessoas, que estão sempre contribuindo para a divulgação do trabalho desta da corporação em Araxá e região. Na ocasião os mesmos foram homenageados certificado de “Pleito de Gratidão”, também foram homenageados alguns militares pelo esforço, empenho e dedicação com o pelotão de Araxá.

          O comandante do pelotão de Araxá, Tenente Ricardo, destacou a importância da corporação para a comunidade e mesmo com algumas dificuldades enfrentadas, a instituição vem desenvolvendo um bom trabalho em Araxá e região. O tenente mencionou também que o 5º Pelotão de Bombeiros, comemora também 10 anos na cidade de Araxá.

          Eu, Willian “Tardelli”, tive a honra de receber da corporação uma homenagem pelo trabalho que venho fazendo com o pelotão, em minhas matérias fotojornalistícas nas quais acompanho na grande maioria das vezes este belo trabalho destes homens. Confesso que fiquei surpreso pelo reconhecimento dos Bombeiros do 5º pelotão BM, faço de coração o meu trabalho e reafirmo que tudo que eu tenho feito, não é nada perante o muito que eles fazem pela população.

          Obrigado amigos pela homenagem e, estamos juntos sempre, obrigado por aceitarem a minha proposta que fiz aos senhores, a um ano e meio atrás, quando comecei este trabalho em Araxá e região, vocês todos fazem parte disso e contem sempre comigo, aqui tem um parceiro de verdade.

          Vocês sabem a origem da instituição? “Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios. Antes da criação dessa corporação, as pessoas apagavam os incêndios contando com a ajuda de vizinhos e amigos, além de contar com a boa sorte de se encontrar água em abundância na localidade. As latas iam passando de mão em mão, até chegaram ao local do incêndio, de forma bem simples e arriscada, podendo causar maiores danos, em razão da falta de preparo das pessoas.

          Hoje em dia podemos acessar o corpo de bombeiros através do telefone 193, um número que atende localidades de todo o país. Mas esse número deve ser preservado de trotes e brincadeiras de mau gosto, pois podem atrapalhar no salvamento de vidas que estejam em perigo.

          Além de servirem para apagar fogo, esses profissionais são preparados para fazer resgates de pessoas que correm risco de perder a vida, socorrer animais em situações difíceis, obstrução respiratória, tentativa de suicídio, afogamentos e traumas em acidentes, desaparecimentos em florestas e matas, etc.

          Fazem ainda a vistoria de fiscalização em empresas, garantindo condições de primeiros atendimentos em caso de incêndios, onde as mesmas devem manter extintores em condições de uso oferecer equipamentos de segurança aos funcionários da brigada de incêndio.

          Os bombeiros também desenvolvem projetos sociais (BOMBEIRO MIRIN) e educativos (PALESTRA DE PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE COMBATE A INCÊNDIO) , levando para as escolas, empresas e intuições públicas  orientações ao público diversos sobre formas de evitar acidentes, cuidados em represas, piscinas, cuidados com álcool e fogo, acidentes DOMÉSTICOS, não mexer em produtos de limpeza, não ingerir remédios sem orientação de pessoas adultas, dentre várias outras. CONFIRAM TODAS AS FOTOS NA GALERIA ABAIXO.

Acompanhe no Facebook

Publicidade