Você está aqui

BEM BRASIL recebe representantes da comunidade e esclarece que problemas relacionados com o "mau cheiro", já esta sendo solucionado em Araxá.

Publicado em 26-05-2014 22:50

                   A empresa Bem Brasil, pioneira no Brasil no ramo de produção de batatas pré fritas, preocupado com incomodo que vem ocorrendo em Araxá, com o "mau cheiro" ocasionado em seu processo de produção, reuniu-se com politicos, representates de comunidade e orgãos de imprensa, no intuito de mostrar a comunidade oque esta sendo realizado para que este impasse seja resolvido. Segue a nota emitada da empresa.    

Depois daquele verão...

                   As altas temperaturas do verão, associadas à falta de chuvas, causaram muitos desconfortos em várias cidades em todo o País. Em Araxá não foi diferente, mas, na Bem Brasil, essa condição foi cabal para colocar em xeque, o inovador sistema de tratamento de efluentes industriais, cuja proposta primordial é tratar a água utilizada no processo de produção para que ela seja devolvida à natureza de forma respeitosa.

                  Os dejetos provenientes desse processo recebem um tratamento tão minucioso quanto o processo de industrialização, internamente. Trata-se de uma lagoa onde é cultivada uma espécie de bactéria que se alimenta dos dejetos orgânicos da batata. O processo é favorável ao tratamento de água descartada e também para contenção de odores típicos da deterioração dos resíduos de batata.

                  Por se tratar de um ecossistema nutrido por elementos vivos, o forte calor causou um desequilíbrio químico e biológico e essas bactérias morreram, sem que houvesse condições de reverter o complexo sistema que as manteriam vivas.

Reformas necessárias

                 Uma segunda lagoa anaeróbia, ambiente adequado ao cultivo desses micro-organismos, está sendo construída, além de um novo procedimento de monitoração do sistema biológico, que também está sendo implementado para transpor o risco de contingência. Um novo jogo de equipamentos para decantação e centrifugação das águas ampliou a capacidade de vazão. “A partir da quebra de um paradigma climático, sobre o qual havíamos construído todo o sistema de tratamento de efluentes, optamos por uma solução mais custosa, tanto financeiramente quanto pelo tempo de efetivação, mas que trará um resultado definitivo para a empresa e para Araxá”, explica a supervisora de Meio Ambiente da Bem Brasil, Erika Araújo.

                Os procedimentos tomados são de infraestrutura. Portanto, exigiram investimentos adicionais da empresa, no sentido de dar maior eficiência e segurança no processo. “Foi mais difícil para todos nós fazer essa escolha cirúrgica, mas temos certeza de que agora podemos dar uma resposta definitiva à comunidade no entorno da indústria, que compartilhou as consequências do que a gente considera um acidente imponderável”, analisa a supervisora.

                O odor não faz mal à saúde, além do desconforto olfativo, propriamente. ”Temos um processo de evaporação da parte líquida da matéria orgânica que, sem controle do processo de deterioração natural, exala um odor forte e característico.” Érika explica que a população no entorno da fábrica pode ficar tranquila porque não se trata de emissão de poluentes, pois não há partículas residuais expelidas ao vento, nem gases tóxicos provenientes da indústria. Com o projeto em andamento, em curto espaço de tempo, todo o problema terá sido transposto.

Bem Brasil de portas abertas para Araxá

                Em 08 e 09/04 a  Bem Brasil teve um encontro com Araxá. Parlamentares, representantes de instituições locais, imprensa e  moradores puderam conhecer a fábrica, fazer perguntas e compartilhar das respostas que os colaboradores da empresa forneceram.

Bem Brasil recebe a visita  de autoridades municipais e a comunidade de Araxá

                Foram dois dias em que a Bem Brasil abriu suas portas para um encontro com a comunidade de Araxá. Parlamentares, representantes de instituições locais, da imprensa e de moradores da cidade tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto, o trabalho da Bem Brasil, fazer perguntas relativas ao produto fabricado e compartilhar das respostas que os colaboradores da empresa forneceram.

               Nos  encontros, que devem se repetir em novas oportunidades, as boas vindas  foram dadas pessoalmente pelo diretor presidente da empresa, João Emílio Rocheto.

              Ele apresentou dados de mercado, informações sobre a  história da empresa, dados referentes à produção e as metas rumo à liderança de mercado no Brasil.

              No dia 08 de abril, terça-feira, foram os vereadores, representantes da ACIA e a imprensa local a visitar a indústria. No dia seguinte, representantes de moradores das áreas vizinhas à indústria também participaram de um debate com a bióloga, consultora  de Meio Ambiente da Bem Brasil, Rosângela Rios.  Ela pôde aprofundar as explicações referentes aos odores emitidos com a deterioração dos resíduos  orgânicos derivados do processo industrial e explicar como a empresa está enfrentando esse desafio, que é único no Brasil.

              Nas duas ocasiões, após assistirem às apresentações, os convidados foram encaminhados para uma visita à área de produção.

             O pioneirismo da Bem Brasil é amparado pela ousadia de quebrar paradigmas clássicos do mercado mundial de batatas pré-fritas. O foco da empresa é ser líder no nacional do setor e para isso, tem perseguido sua meta no dia a dia.  Esta é a síntese da mensagem que foi emitida nesses dois dias de visitas e é o eixo do trabalho realizado na empresa. Afinal, buscamos a liderança do mercado brasileiro até 2020 e até lá, novos desafios deverão ser superados até atingirmos a meta. 

Acompanhe no Facebook

Publicidade