Você está aqui

Bombeiros socorrem criança de 05 anos que sofreu queda em escola, porem hospital particular recusou atendimento, alegando não ter médico pediatra de plantão disponivél.

Publicado em 21-02-2014 21:30

      Na tarde desta sexta-feira, 21 de Fevereiro, por volta de 17h00, o 5º Pelotão de Bombeiros Militar de Araxá, atendeu uma solicitação via 193, onde uma criança de 05 anos teria sofrido uma queda e teria batido com a cabeça no chão, em uma escola municipal em Araxá/MG.

      Uma guarnição dos Bombeiros militar se deslocou até a escola municipal localizada no Bosque dos Ipês, às margens da BR. 452, Km 05 em Araxá, onde depararam com uma criança de 05 anos no colo de sua avó. Segundo a professora da criança, o mesmo teria caído e batido a cabeça no chão enquanto fazia atividade.

      Os BMs prestaram os primeiros socorros à criança, e constataram suspeita de trauma no crânio e respondia somente quando estimulada. A criança foi imobilizada e sem seguida transportada para o Hospital Dom Bosco de Araxá, a pedido de sua avó, pois segundo a senhora a criança teria um convenio particular.

      A unidade de resgate se deslocou para o hospital Dom Bosco, onde ao chegarem no hospital, o mesmo se recusou o atendimento à criança alegando que o hospital naquele momento, não tinha disponível nenhum médico pediatra de plantão.       Diante deste fato os Bombeiros se recusaram a transportar a criança para outro hospital, pois a criança não apresentava um quadro clinico estável, correndo o risco de complicações. Com o impasse, o médico plantonista que se encontrava naquele momento, se dispôs a acompanhar os bombeiros até o pronto atendimento municipal (PAM) se responsabilizando pela vítima, onde chegando ao local a mesma foi atendida e pelo médico pediatra plantonista.

      O médico plantonista avaliou a criança, e constatou um sangramento na região de trás da cabeça, porém a criança apresentava sinal de melhora, em seguida solicitou que a criança fosse transportada para um hospital onde houvesse o serviço de neurocirurgião, pois o PAM de Araxá, na data de hoje não possuía este serviço disponível.

      Porém, no fechamento desta matéria, por volta de 20h33, foi informado que a criança estava sendo transportada para a cidade de Patrocínio/MG, pois mesmo com convênio particular não foi possível conseguir vaga em hospitais na cidade de Uberaba/MG e nem aqui em Araxá um serviço de neurologia.

      “Acompanhei esta ocorrência, inclusive no próprio hospital particular. O que eu não consegui entender, foi o porquê o médico plantonista que no caso não era um pediatra, não deu os primeiros socorros à criança, e porque o hospital particular não solicitou a presença de uma médico pediatra, até mesmo porque a criança possuía um convenio particular. Entrei em contato com o hospital porém, não consegui falar com ninguém para responder estas perguntas.”

Acompanhe no Facebook

Publicidade